Durante a reunião do Comitê Organizador Local (COL), da Copa do Mundo no Brasil, nesta quinta-feira (15), foi escolhido em unanimidade como mascote oficial para a competição o personagem Saci-Pererê. Ele ganhou de outros nomes consagrados do folclore brasileiro: Ricardo Teixeira, Ronaldo, Aleijadinho, Blanka, Zé Carioca e Mula-Sem-Cabeça. A decisão considerou o critério de identificação com o esporte, habilidade e reconhecimento internacional como exemplo da cultura brasileira.
“Precisávamos de um ícone que incentivasse os jogadores em campo. O Saci é um exemplo de equilíbrio para a seleção brasileira, que pode fazer muito mais com a bola do que os jogadores vêm mostrando”, critica Romário, que também achou injusto não estar na lista de mascotes e ainda acredita ter poder de decisão no COL por ser o Romário. De acordo com a organização do Comitê, a cerimônia de abertura da Copa terminará com um set de embaixadinhas do Saci, que também dará o primeiro chute na bola no confronto que inicia a competição.
Ainda não foi realizado contato com o personagem. A assessoria de imprensa da holding Pererê/S.A. informou que Saci está em uma viagem a trabalho e marcará reunião com o COL semana que vem para decidir os detalhes de sua participação no evento. Em nota, comunicou: “Fiquei feliz em ter sido lembrado fora do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Lá tinha muitos mosquitos e não dava para jogar bola direito. Só botava o pé na lama, mais ou menos como a seleção agora”.
O técnico Mano Menezes gostou da ideia e estuda colocar o moleque travesso para jogar na Seleção, talvez como lateral direito ou até mesmo substituindo Neymar, que com duas pernas não está se destacando muito.
+ Se você acredita em Papai Noel, Coelho da Páscoa e hexacampeonato, leia:
Fox Sports compra direitos de transmissão da renúncia de Ricardo Teixeira
Ricardo Teixeira viverá presidente da Fifa na próxima novela da Globo
Neymar é contratado como estagiário do Barcelona