Quarta-feira, 24 de julho de 2013

Palhoça decreta situação de emergência após avalanche no Cambirela

Categorias: Ambiente

O intrépido aventureiro Bear Grylls anunciou que vai gravar um episódio de “À Prova de Tudo” no município que mais cresce em Santa Catarina

O acúmulo de neve no alto do Cambirela – também apelidado de Monte Kilimanjela – na madrugada desta quarta-feira (24) provocou uma avalanche que atingiu milhares de moradores nos arredores do município de Palhoça. Segundo autoridades locais, o acidente foi tão inesperado que não houve tempo de evacuar a região. “A cidade decretou situação de emergência. Moradores que vivem no entorno do Cambirela tiveram suas casas devastadas” – afirma Carl Schugztel, agente de Defesa Civil de Palhoça.

A Câmara de Vereadores de Palhoça também colocou em discussão nesta manhã um projeto emergencial para a alteração do nome do município. A sugestão é inspirada no escorregamento de neve e frio que acometeram a cidade nos últimos dias. O projeto de lei 5.502 sugere a mudança do tradicional “Palhoça” para “Barilhoça”, em referência à cidade Argentina, ícone do turismo de inverno, que foi atingida por uma avalanche em 2002.

Iniciativas para criação de estações de esqui também estão sendo estudadas, pois irão proporcionar investimentos suficientes para finalizar as obras do túnel do Morro dos Cavalos e concluir de vez a duplicação da BR-101. A ideia seria utilizar a praça de pedágio desativada como ponto de partida da estação, com um teleférico financiado pelo PAC-2 para levar os esquiadores até lá em cima.

O alerta também é para os escultores de “boneco de neve”, que invadiram o topo do monte desde o anúncio da geada negra. Guta Ulisses, estudante de administração na UDESC, é uma das pessoas e disse que escapou do incidente por um milagre. “Estou de férias da faculdade e no primeiro ano que não precisei viajar à Europa para ver neve sou surpreendida por uma avalanche. Em Palhoça! Tenho certeza que o Papa ouviu minhas preces, pois poderei terminar a minha faculdade ainda este ano.”

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois