Em mais um julgamento de caráter extraordinário, os ministros do Supremo Tribunal Federal irão votar nesta sexta-feira (27) um processo aberto por deputados do DEM pedindo cotas para a oposição na CPI do Cachoeira. “Isso é descriminação, só o nosso lado se prejudicar com essa história. Queremos que os governistas também sejam investigados. Ou isso, ou pizza!”, declarou o deputado Roboaldo Soares (DEM-MA). O deputado Odair Cunha (PT-MG) foi indicado o relator da CPI, que dos seus 32 titulares, apenas sete são dos partidos de oposição.
Os deputados que apoiam as cotas para oposição em CPI alegam descriminação política, e apresentam estatísticas para provar: segundo o Instituto de Pesquisas Encomendadas (IPE), 35% dos políticos corruptos são da oposição, enquanto 32% são da situação. Os 33% restantes ou são do PMDB ou não quiseram responder ao questionário. “Temos aí um exemplo notório de preconceito. Temos quase a mesma proporção de corruptos, mas na CPI, temos apenas pouco mais de 20% de participação. Queremos igualdade”, protestou o deputado Cleptom Ananias (PSDB-RO).
Em entrevista exclusiva ao LARANJAS (PQP-SC), o novo presidente da corte do STF, o ministro Ayres Britto, antecipou alguns pontos importantes do julgamento: “Pretendemos ser rápidos, não vamos demorar mais do que três horas, cada um, para dar o voto. E também já combinamos com o Gilmar Mendes que o voto dele vai ser contrário, só pra causar polêmica”.
Não deixando de perder a piada, também perguntamos ao deputado federal Índio da Costa (PSD-RJ), se ele estaria preocupado em ser preso durante a sessão, assim como Araju Sepeti (PT-TO), que foi detido no julgamento de hoje (sobre as cotas) após causar tumulto durante a votação. “Também sou Índio, mas não sou vascaíno – apesar de ter sido vice com o Serra. E prometo, por recomendação do partido, ficar em cima do muro nessa história, sem causar qualquer transtorno”.
+ Prometemos que o próximo post não seja sobre o STF. Então leia:
Cãozinho que Dilma ganhou de presente se chamará Kassab
Depois de visita ao Brasil, príncipe Harry escolhe novo bobo-da-corte
Veja anunciará resultado do jogo do bicho nas páginas amarelas