TRONDREIM, NORUEGA – A caneta esferográfica que passou pelas mãos dos representantes escandinavos confirmou um acordo inédito que promete beneficiar todo o turismo de inverno catarinense. Nesta quinta-feira (25), terminou em sucesso a missão internacional do Governo do Estado com a assinatura do Pacto Pela Neve. “Este é mais um dia histórico para Santa Catarina”, declarou o governador Viajamundo Colombo.
Foi na terceira maior cidade da Noruega que o acordo internacional foi fechado após dois anos de negociações. Em troca de carne suína catarinense, os países escandinavos (além da Noruega, a Dinamarca e a Suécia) se comprometeram a enviar toneladas de neve para nosso Estado. “Faça chuva ou faça sol, vai nevar todos os anos em Santa Catarina”, afirmou o ministro das relações exteriores sueco, Gefjun Dnjkrf, que realmente não possui nenhuma vogal no sobrenome.
Os primeiros carregamentos de neve já estão prontos para partir, de navio, a partir do porto de Copenhague, na Dinamarca. Serão 500 mil toneladas, transportadas em cargueiros, que voltarão à Europa carregados de lombinho, pernil e toucinho. “Para um segundo momento, estamos negociando a troca de loiras suecas por feijoada. O problema é que eles só aceitam se transferirmos nossa tecnologia”, revelou, com exclusividade via press-release, a assessoria de imprensa do governador.