Quinta-feira, 4 de abril de 2013

PEC dos Escravos já está valendo; veja quanto vai pesar no seu bolso

Categorias: Comportamento, Economia

Canetada da Princesa Dona Isabel é um marco de civilidade para o Brasil

RIO DE JANEIRO, 1888 – Começa a valer a partir desta quinta-feira (4) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o trabalho escravo no Brasil. Assinada pela princesa Isabel, a chamada PEC da Escravidão promete impactar diretamente no bolso do produtor brasileiro, desde o pequeno agricultor até o grande latifundiário. Por isso o LARANJAS procurou especialistas para calcular o impacto que esta nova lei vai ter no bolso do cidadão escravocrata.

O economista da Fundação José Bonifácio (FJB) afirma que trabalhadores contratados são mais caros que escravos. “Com apenas dois negros e um feitor dá pra fazer o trabalho de cinco colonos”, afirmou. Supondo que cada escravo custe 400 contos de réis, e o salário mensal de um feitor seja em média 30 contos de réis, em cinco anos de vida sob trabalho intenso e chibatadas, o produtor vai gastar 2600 contos de réis. Pagando os mesmos 30 contos de réis de salário para cinco imigrantes italianos, no mesmo período o gasto vai ser de 9000 contos de réis.

“Fora o gasto em dinheiro, há um expressivo aumento no custo com alimentação e acomodações”, declarou o presidente da Companhia Brasileira de Café, Ataulfo Albuquerque Melo. “Essa PEC vai colocar um monte de gente na rua, milhares de desocupados que poderiam estar trabalhando”

A nova lei surgiu em um momento de pressão internacional. O Império Brasileiro é o último país no mundo a abolir de vez a escravidão. “Na Europa, por exemplo, há anos o patrão não se importa de botar a mão no bolso e pagar decentemente um trabalhador”, explicou o ministro da agricultura, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, que também assinou o documento.

 

+ Brasil, um Império de todos. Leia mais:
 Dilma fará pronunciamento para apresentar programa de incentivo ao carro elétrico
Vale-Cultura do governo federal poderá ser usado para a farra do boi em Santa Catarina
Após iniciativa do Uruguai, Dilma anuncia a criação da Ganjabras 

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois