Quarta-feira, 24 de abril de 2013

Atuários reclamam de pesquisa: ‘Vai aumentar a concorrência e desvalorizar a profissão’

Categorias: Economia, Jornalismo

“Tenho um amigo que é atuário, o melhor amigo dele também é atuário e ambos são honestíssimos”

A Confederação Brasileira dos Atuários (CBA) divulgou uma nota condenando a repercussão na imprensa da pesquisa que indica a profissão como a melhor de 2013. “Éramos poucos e privilegiados. Agora vai ter muita gente querendo ser atuário”, assinalou o presidente da entidade, Samuel Correia. A pesquisa foi elaborada pelo site CareerCast, e classificou 200 profissões segundo o salário, o nível de stress, as possibilidades de contratação e o ambiente de trabalho.

“Pesamos os prós e contras e chegamos à conclusão que as consequências serão desastrosas para a classe”, afirmou o representante do Sindicato Matogrossense dos Atuários (Simatuário), Rodolfo Esposito. “Até então, ninguém sabia o que fazíamos. Os cursos de graduação em Atuarismo vão ficar mais concorridos”, explicou, exemplificando o caso do jornalismo, que segundo ele é “uma profissão que já teve seu glamour, mas hoje em dia ninguém dá mais bola”. Não por coincidência, na pesquisa a profissão de repórter de jornal foi escolhida a pior de 2013.

Apesar do possível ônus que a pesquisa pode trazer para o futuro da profissão, há quem veja um lado positivo. Rafael Mesquita, 25 anos, é atuário desde 2010. “Pra comer alguém eu tinha que dizer que era ator, senão a mulherada não entendia o que eu fazia. Agora não vou mais precisar mentir”, afirmou.

A reportagem do LARANJAS esclarece que tentou, mas ainda não conseguiu saber o que faz um atuário.

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois