Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PMDB envia lista com cinco nomes para o Vaticano

Categorias: Política, Religião

Renan Calheiros garante que o encontro recente com Bento 16 não tem nada a ver com a renúncia

O mundo foi pego de surpresa, na manhã desta segunda-feira, com o anúncio de que Bento 16 renunciará ao papado no final de fevereiro. O mundo, menos o PMDB. A agência de notícias do Vaticano divulgou, agora há pouco, que os cardeais responsáveis pelo conclave que escolherá o próximo líder da igreja católica já têm em mãos uma lista com cinco nomes enviada pelo partido, assinada por José Sarney. Além dos nomes, a agência informou ter recebido um dossiê sobre a juventude de Joseph Ratzinger, de remetente desconhecido.

“O PMDB está sempre disposto a participar dos processos democráticos, fortalecendo nossa posição de colaborar para a governabilidade”, disse o ex-presidente do Senado, em nota oficial. Os nomes sugeridos pelo partido não foram divulgados, mas o senador Pedro Simon é dado como certo, devido ao seu voto de pobreza. “E ele ainda enche o saco por aqui, que vá para longe”, afirmou uma fonte que se identificou apenas como conselheiro de alguma estatal, desencorajando o Laranjas a tentar descobrir quem ele é.

Alguns especialistas em Vaticano e PMDB ainda creem que o próprio senador José Sarney está na lista, embora outros achem que o ex-presidente tenha indicado seu aliado Edison Lobão, atual ministro de Minas e Energia. “O Lobão está acostumado a comandar orçamentos bilionários sem entender nada do que está fazendo, então a igreja católica seria fichinha”, comenta Pietro Figlio Del Diavolo, ex-padre e mestre em Lógica Política Brasileira e Italiana pela Universidade de Michigan.

Interesses – A manhã foi agitada também na Prefeitura de São Paulo. O ex-presidente Lula, reuniu 117 assessores em seu gabinete, anexo ao do prefeito Fernando Haddad, para definir o nome que apresentará aos cardeais. Na sala, toda decorada com luminárias em formato de postes, a fumaça branca dos charutos cubanos já escapa pelas janelas, mas ainda não há um candidato oficial. Os nomes mais fortes são os dos mensaleiros José Dirceu e o José Genoíno.

Fontes afirmam que Lula gostaria de ver seus velhos companheiros reabilitados, mas teme que eles comecem a pensar que também são semideuses. “Ele acha que a saída vai ser indicar a Marta Suplicy, porque estaria na hora da igreja católica seguir a onda criada por ele de mulheres no comando”, diz um dos assessores, que a essa altura da reunião já são 136. Marta está no carnaval de Salvador e não foi encontrada para comentários.

Sempre ele – Enquanto isso, na internet, já corre um abaixo-assinado para evitar que Renan Calheiros seja escolhido como o novo papa – o efeito prático daquele outro que pede seu impeachment é o mesmo. “Não me interesso por cargos, mas se o partido me colocou na lista, tenho que respeitar”, afirmou o atual presidente do Senado em nota oficial divulgada, misteriosamente, na noite de domingo.

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois