Quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Movimento Fora Haole contesta escolha de Floripa como cidade mais amigável

Categorias: Esportes

Eles também estiveram presentes, registrando o protesto

Integrantes do Movimento Fora Haole (MFH) organizaram nesta quarta-feira (7) uma grande manifestação na praia da Joaquina contra a escolha de Florianópolis como a cidade mais amigável do mundo. “Amigável é o caramba, irmão, aqui se der bobeira o bambu assobia”, declarou um dos líderes do movimento, Juliano Gouvêa. O ato aconteceu dois dias depois que a revista americana Condé Nast Traveler publicou o ranking, com a Capital na frente de cidades desconhecidas da Austrália, Butão e Nova Zelândia.

O ato começou pacífico, com os manifestantes bloqueando o acesso à areia com suas pranchas de surfe. O problema começou quando um ônibus carregado de surfistas paulistanos forçou passagem. Todos desceram e começaram a pegar ondas, quando um salva-vidas, membro do MFH, hasteou uma bandeira vermelha.

A confusão começou. Os paulistas saíram do mar e foram confrontar os manifestantes com gritos de “Abaixa a bandeira! Abaixa a bandeira!”, no que estes respondiam chamando-os de fascistas. Houve um princípio de empurra-empurra e algumas bambuzadas nas costas dos paulistas folgados, mas a maioria que estava no local preferiu bradar: “Sin vi-o-len-cia! Sin vi-o-len-cia!”

Com a chegada da PM, os manifestantes tiveram vantagem numérica contra os haoles e conseguiram expulsá-los de volta ao Guarujá. Após o ato, chamado de “bambuzaço”, foi concedida uma coletiva de imprensa, na qual um dos líderes do MFH, Marcelo Solmar, que também é assessor parlamentar, garantiu que a manifestação não teve cunho político: “Hoje mostramos que é possível garantir ondas melhores e de livres paulistas para os surfistas locais.”

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois