Terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Leia 11 citações memoráveis do FGTS em livros clássicos

Categorias: Cultura
FGTS

Alguns livros citam o FGTS até no título

 

Livros, livros, livros. Ah, os livros! Além de excelentes válvulas de escape para quando começa uma nova temporada do Big Brother Brasil, eles podem dizer muito sobre a nossa realidade. Isso vale mesmo para obras antigas, aparentemente distantes da vida moderna. Tome como exemplo o FGTS, nosso querido Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Os brasileiros estão alvoroçados para receber o dinheiro que está em contas inativas do fundo. O saque será feito mensalmente, de acordo com a data de aniversário do solicitante. A intenção do Governo Federal é movimentar a economia. Você sabia, porém, que vários autores citaram esse direito trabalhista em suas obras?

Separamos algumas passagens a seguir:

 

Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez

“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aurélio Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou para conferir o saldo do FGTS na Caixa Econômica Federal.”

 

1984 – George Orwell

“Guerra é Paz
Liberdade é Escravidão
Ignorância é Força
FGTS é Investimento”

 

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o saldo do meu FGTS.”

 

Orgulho, Preconceito e FGTS – Jane Austen

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro na posse de um belo saldo no FGTS deve estar necessitando de uma esposa.”

 

On the Road – Jack Kerouac

“Eu só confio nas pessoas loucas, aquelas que são loucas pra viver, loucas para falar, loucas para serem salvas, desejosas de todo o saldo do FGTS ao mesmo tempo, que nunca bocejam ou dizem uma coisa corriqueira, mas queimam, queimam, queimam.”

 

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupery

“O saldo do FGTS é invisível aos olhos, e só se vê bem quando o site da Caixa Econômica Federal está no ar.”

 

Os Sofrimentos do Jovem Werther – Goethe

“É uma coisa bastante uniforme a espécie humana. Boa parte dela passa seus dias trabalhando para viver, e o poucochinho de tempo livre que lhe resta pesa-lhe tanto que busca todos os meios possíveis para sacar seu FGTS. Oh, destino dos homens!”

 

Lolita – Vladimir Nabokov

“FGTS, luz de minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. F-G-T-S: a ponta da língua descendo em quatro saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no quarto, contra os dentes. F. G. T. S.”

 

A Metamorfose – Franz Kafka

“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intran­quilos em que perdia todo o saldo do seu FGTS, em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.”

 

Moby Dick – Herman Melville

“Chamem-me simplesmente Ismael. Aqui há uns anos não me peçam para ser mais preciso —, tendo-me dado conta de que o meu porta-moedas estava quase vazio, decidi sacar o saldo do meu FGTS, ou seja, aventurar-me de novo pelas vastas planícies financeiras do Mundo.”

 

50 Tons de Cinza – E. L. James

“- Eu tenho gostos peculiares, você não entenderia.
– Então me mostre.
– Não vou sacar o FGTS, estou satisfeito com o rendimento atual”

 

Você lembra de mais alguma citação clássica ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço? Deixe nos comentários ali embaixo!

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois