
“Fiiiu, fiiu, pó vim… Pó vim… Vem mais! Mais… Opa! Senhor, tem como deixar uma contribuição, senhor, se quiser, é claro, senhor…”
Depois dos parquímetros, instalados e já em funcionamento no Centro de Florianópolis, os flanequímetros também estão aparecendo, de surpresa, nas ruas da cidade. Eles funcionam perto de bares, casas noturnas e locais para eventos provisórios como formaturas e festas de empresas. A novidade promete facilitar a segurança para motoristas preocupados em deixar seus veículos abandonados à noite, mesmo aqueles que já pagam por seguro.
A novidade permite ao cliente pagar “o quanto desejar pela segurança de seu carro”. Ao estacionar próximo a um flanequímetro, o equipamento faz questão de sinalizar que a contribuição é voluntária com um aviso sonoro: “Não é obrigado, patrão, é só uma contribuição, patrão.”
A tecnologia promete aposentar os antigos fiscais autônomos de segurança veicular noturna, antes reconhecidos pelo jeito “malemolente” e abordagem simpática. A eficiência também será característica do flanequímetro, que possui carro próprio para chegar nos locais de maior demanda por estacionamento: o equipamento cobrirá todos os logradouros da cidade, inclusive acostamentos de rodovias e terrenos baldios, e jura que funcionará até o último cliente ter seu carro de volta, não importando o horário.