Quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Ecad recolhe tributos de motorista de ônibus por buzinada

Categorias: Economia, Entretenimento

Fiscais do Ecad felizes por assegurar o direito à propriedade intelectual

Na manhã desta quinta-feira (21) o Escritório Central de Arrecadação e Distrubuição (Ecad) fez uma arrecadação de R$10 mil do motorista de ônibus da empresa Transol José Laudelino Esteves. O motivo: todos os dias, pelas 9h38 da manhã, Zé dirige a linha Canasvieiras Trindade, e cruza sempre com vários companheiros de profissão na SC-401. Para cumprimentá-los, a famosa buzinada “fom-fom/fom-fom-fom”.

Em release divulgado para todos os veículos da imprensa, o Ecad garantiu que vai distribuir proporcionalmente o tributo para o compositor da obra e para outras pessoas que não tem nada a ver com ela.

O comerciante aposentado e maestro Raul Boterga Filho (96), natural de Ouro Branco, no estado de Minas Gerias, se lembra de quando compôs os populares acordes: “Andava de carroça para vender leite. Criei esta música para anunciar que estava chegando. As pessoas me esperavam na porta de suas casas”. Pouca gente sabe, mas a composição tem um nome: “Aceno Sonoro de Buzina em Si Bemol”.

Inconformado, o Esteves alegou não saber que essa música tinha dono: “Durante 10 anos de profissão, eu sempre fiz essa buzinada. Só agora me pegaram. Sorte que eu tinha dinheiro guardado pra pagar a faculdade do meu filho”. Os advogados da empresa em que trabalha tentaram reverter o pagamento, alegando que ele não estava tocando em si bemol, mas em dó sustenido. Mas técnicos do Ecad fizeram uma avaliação e com um diapasão provaram que tratava-se mesmo de uma execução musical sem autorização do autor.

 

+ Se você tem medo até de assobiar, leia:
João Gilberto gravará “Ai se eu te pego” em português
Madrugadão-Centro bate recorde na Capital
Justin Bieber ganha um veado em premiação internacional de bullying
Zezé di Camargo e Luciano encenam adaptação no cinema do livro “Dois Irmãos” de Milton Hatoum

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois