Quarta-feira, 7 de março de 2012

Acidente entre ciclistas em São Paulo interdita pista da Consolação

Categorias: Comportamento, Trânsito

Líderes de movimentos ciclistas exigem seriedade das autoridades

Um engavetamento envolvendo cinco ciclistas causou congestionamento de mais de um quilômetro na rua da Consolação, sentido Centro, perto da avenida Paulista, na manhã desta quinta-feira (8). O acidente, motivado por um breve encontrão de rodas durante a descida, interditou um terço da pista da direita, onde as bicicletas ficaram encostadas na calçada enquanto os motoristas averiguavam que não havia nenhum ferimento sério. Uma pessoa foi encaminhada ao hospital com desidratação por ter esquecido a garrafa de água em casa antes de sair.

O número de pessoas que utilizam bicicletas para deslocamento na capital paulista cresceu de 227 mil, em agosto de 2010, para cerca de 4,5 milhões em menos de dois anos, de acordo com levantamento feito pela Universidade de Wichita (EUA). O crescimento foi motivado pelos movimentos conhecidos como “bicicletadas”, que têm lutado pelo melhorio da mobilidade urbana em grandes cidades, e agora geram mal-estar entre os próprios ciclistas. “Não dá mais pra andar direito que pra todo lado que eu olho tem alguém numa magrela. E o problema é que essa galera nova é muito lerda. Não consigo mais pegar uma ladeira sem ter que usar o freio”, confessa Ana Luisa Cabral, 24, ciclista desde os 12 anos de idade.

O número de bicicletas vendidas também aumentou. Em 2012, mais de 2 mil novas unidades entram em circulação diariamente de acordo com estimativas da Secretaria de Transporte, chegando a cerca de 120 mil novas bicicletas apenas no meses de janeiro e fevereiro. “Medidas drásticas devem ser tomadas para controlar esta situação. Era legal lutar pelo direito dos ciclistas antigamente, confrontando motoristas e policiais”, diz Mario Bacco, 18, líder do Movimento Vá de me Metrô. “Tenho saudade da época em que éramos poucos lutando contra o sistema. Agora todo mundo tem sua bike e ninguém mais liga pra coisa nenhuma. Juro que ando pensando em começar a ir pra universidade de patinete.”

 

+ Porque quem anda de ônibus não é pobre; é ambientalmente correto
Madrugadão-Centro bate recorde na Capital
Cai um mito: mulher é avistada em carro de paulista
Fim do aumento na tarifa de ônibus
Paulistas antecipam volta do feriadão para evitar congestionamentos

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois