Terça-feira, 2 de junho de 2015

Terroristas ameaçam pendurar cadeados do amor na ponte Hercílio Luz

Categorias: Cidades

A ironia é que na ponte de Paris é possível circular a pé

O governo do Estado de Santa Catarina elevou o alerta de terrorismo para nível vermelho nesta semana. O setor de Inteligência da Polícia Civil interceptou uma troca de e-mails de membros de um grupo autodenominado AROF ELOAH, em que há ameaças à integridade da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. “As mensagens indicavam claramente que os terroristas pretendem pendurar cadeados do amor no maior cartão-postal dos catarinenses, o que inevitavelmente provocaria seu desabamento”, explicou o delegado Peixoto, em coletiva de imprensa nesta terça-feira.

De acordo com Peixoto, a ação pode ser desencadeada a qualquer momento, talvez até no feriado de Corpus Christi. “Teria todo um simbolismo, já que o corpo da ponte iria para o fundo do mar para sempre”, conjecturou. O delegado afirmou que, nos e-mails, os integrantes do AROF ELOAH discutem que tipos de cadeados são os mais pesados, além de trocaram informações sobre lojas on-line onde podem comprar os artefatos. “Ele dão a entender que querem gastar pouco para derrubar a ponte, já que desembolsaram muita grana em impostos para mantê-la de pé”, explicou.

O medo do terror chegou até a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Um projeto de lei parado há mais de 26 anos foi desengavetado e levado a plenário nesta terça-feira. A proposta do deputado Carlos Papael, do antigo PDS, prevê a proibição de cadeados com segredo, liberando apenas os que são abertos com chave. “Papael tinha interesse especial na abertura de cofres, mas vamos adaptar a lei para proibir o porte do todo tipo de cadeado para proteger a ponte Hercílio Luz e a família catarinense deste grupo AROF ELOAH”, diz o assessor jurídico da casa, Carlos Papael Filho.

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis também afirmou que estuda medidas para evitar a destruição da ponte. “Sem a ponte Hercílio Luz, teríamos que repensar toda a nossa identidade visual, assim como 93% das empresas da cidade que usam a Velha Senhora na logomarca, seria um prejuízo incalculável”, disse o prefeito em exercício deste mês, Gérson Papael, responsável pelo setor de almoxarifado. “Quando o prefeito voltar de viagem ele será inteirado do tema”, completou.

A Secretaria de Obras e Reformas Emergenciais de Santa Catarina também garantiu estar preparada para evitar o pior. Em sua conta do Instagram, a Seoresc postou uma foto da ponte Hercílio Luz acompanhada de um textão. “Não negociamos com terroristas, apenas com empreiteiras. Estamos contratando em regime de urgência e sem licitação uma empresa para reforçar as estruturas de ferro, para que aguentem cadeados. Entrem em contato”, dizia o post.

>> Siga o Laranjas no Twitter, onde atualizamos em tempo real o valor gasto na reforma da ponte

 

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois