Sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Usuários de smartphone pedem mais calçadas para cegos

Categorias: Comportamento

Todos os anos, mais de 5 mil pessoas morrem ou sofrem ferimentos graves pela falta de acessibilidade

Um abaixo-assinado que circula na internet está intrigando parte do poder público da cidade de São Paulo. Com mais de 3 milhões de assinaturas nesta sexta-feira (4), a petição reivindica a instalação de pisos especiais para cegos em todas as ruas do município. “É preciso melhorar a acessibilidade para portadores de smartphones, que não conseguem acessar as redes sociais enquanto caminham”, disse o idealizador do projeto, Caio Veredas.

O jovem Veredas é símbolo de uma luta que representa o fim dos constantes perigos que usuários dos chamados celulares inteligentes sofrem. Em 2010, enquanto respondia cutucadas no Facebook através de seu iPhone, o então estudante não percebeu o fim da calçada e acabou atropelado por um ônibus. Ele passou por 13 cirurgias, interrompeu os estudos e hoje batalha para recuperar os movimentos da perna.

“Esta é uma demanda urgente. A cidade não pode continuar fazendo cada dia mais vítimas”, afirmou Alceu Galhardo, um dos representantes do movimento. “Por um lado, o poder público oferece internet wifi grátis em cada vez mais pontos da cidade. Mas por outro, não investem em acessibilidade. Querem que paremos toda vez que o celular apita?”

Através de comunicado via Whatsapp, a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo afirmou que vai aguardar as assinaturas serem entregues para decidir o que fazer. “Nosso temor é que o espaço destinado a deficientes visuais seja disputado por pessoas que, a princípio, não apresentam qualquer deficiência.”

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois